Tudo o que você precisa saber sobre People Analytics

Descubra o que é People Analytics, como funciona a metodologia e como se aplica a gestão de pessoas. Veja tipos, vantagens, erros e muito mais.

Flash

Como encontrar o funcionário ideal para uma determinada vaga? Quais novos benefícios deveriam ser incorporados ao pacote já oferecido? Como criar planos de carreira mais personalizados? E que tipo de treinamento é mais eficiente para determinada equipe?

Todas essas perguntas podem ter respostas mais assertivas se os RHs se basearem em dados. Uma pesquisa realizada em 2001 pelo LinkedIn contou com 7.000 profissionais de recursos humanos e revelou que 73% deles consideram implementar soluções de análise de dados como uma de suas prioridades nos próximos cinco anos.

Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre como fazer um People Analytics, o que é e sua importância para as empresas. Acompanhe a leitura e descubra como funciona o módulo de People Analytics no Flash People as principais vantagens para a gestão de pessoas.

Vale ressaltar que o People Analytics é para empresas de todos os tamanhos e segmentos de atuação. Em empresas de grande porte, o RH pode ter uma maior estrutura e profissionais especializados em análise de dados.

Porém, mesmo pequenas e médias empresas, que não tem esses profissionais dedicados, podem contar com a Flash People para transformar os insights dos colaboradores em desenvolvimento e performance.

O que é People Analytics?

O conceito de People Analytics trata-se de uma metodologia utilizada para aprimorar a gestão de pessoas a partir da coleta e análise de dados dos colaboradores.

O People Analytics pode ser traduzido como "análise de pessoas" ou "análise de recursos humanos". Uma vez que se refere a área de recursos humanos utilizar a coleta de dados para tomar decisões informadas.

Leia também: 10 indicadores que todo RH estratégico deve acompanhar

Na prática, o People Analytics ajuda o RH a extrair insights e a se tornar mais estratégico. Isso ocorre através da otimização dos processos, diminuição do turnover e aumento dos índices de atração e retenção de talentos.

Vale ressaltar que o papel do People Analytics não é automatizar os processos. Seu principal objetivo é colocar a tecnologia a serviço dos times de gestão de pessoas, criando dashboards para análise de dados.

Com People Analytics, é possível não só entender melhor os profissionais individualmente, mas também detectar tendências em contratações, demissões e promoções, por exemplo.

Para descobrir como o People Analytics pode ajudar a tomar decisões estratégicas na sua empresa, baixe nosso ebook introdução ao People Analytics.

A importância do People Analytics

O People Analytics significa usar o RH estratégico a favor dos colaboradores. Dessa forma, a coleta e organização de dados é a chave para que o método People Analytics seja eficaz.

Leia também: RH Estratégico - como os grupos Tigre e Sabin aproximaram pessoas do negócio

Esses dados podem surgir de avaliações de desempenho, treinamentos e do desenvolvimento dos funcionários e novos colaboradores, por exemplo.

A necessidade de otimizar processos é cada vez mais presente em empresas de todos os portes e segmentos. Com o People Analytics, o RH pode:

  • tomar decisões baseada em dados;
  • fortalecer o engajamento e a produtividade dos colaboradores;
  • identificar e desenvolver lacunas de habilidades;
  • economizar custos e recursos;
  • acompanhar o progresso de metas de diversidade e inclusão;
  • oferecer informações úteis aos líderes e gestores não só da área de RH;
  • realizar testes e ajustes com base em dados para aprimorar a cultura organizacional.

People Analytics na gestão de pessoas

O People Analytics atua na gestão de pessoas contribuindo para tornar a área de RH mais eficiente, estratégica e baseada em dados. Veja a seguir algumas formas pelas quais o People Analytics desempenha um papel crucial na gestão de pessoas.

  • Recrutamento e seleção: ajuda a identificar as competências dos candidatos de maior sucesso;
  • Retenção de talentos: analisa os fatores que afetam a retenção de funcionários, como satisfação, engajamento e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Gestão de desempenho: facilita a avaliação de desempenho dos funcionários com base em critérios objetivos e dados quantitativos;
  • Análise de custos: ajuda a quantificar os custos associados à gestão de pessoas, como recrutamento, treinamento, rotatividade e alocação de recursos;
  • Previsão de tendências: utiliza dados históricos e análises preditivas para antecipar necessidades futuras de pessoas;
  • Aprimoramento da comunicação: fornece informações relevantes e personalizadas aos funcionários, melhorando o envolvimento e a colaboração.

Leia também: People Analytics e Performance - Flash People lança novas soluções para o RH

Cultura de dados no RH

Embora haja uma série de ferramentas de People Analytics, não se trata apenas de gerar números. Há 4 pontos importantes a serem considerados.

1. Para que os números tragam respostas, é essencial que o RH comece a trabalhar em cima de hipóteses e perguntas bem definidas.

2. É indicado que o time de pessoas possua ao menos um profissional de dados. Além disso, é importante que todos os colaboradores sejam envolvidos no processo de implementação da metodologia.

3. Deve-se ter em mente que usar People Analytics não traz soluções instantâneas, e sim insumos para planos estratégicos e assertividade de processos.

4. É preciso investir em segurança cibernética e proteção de dados para garantir a ética no acesso de informações sobre os funcionários.

Quais são as vantagens de People Analytics na gestão de pessoas?

A implementação de uma plataforma de People Analytics pode trazer inúmeras vantagens para todos os processos de responsabilidade do RH, tais como:

Otimizar o recrutamento e as contratações

Um ganho substancial de um RH data driven é o conhecimento profundo sobre os colaboradores. A coleta e análise de dados dos profissionais que integram o quadro de funcionários permite identificar padrões nas contratações bem sucedidas.

Segundo um estudo da McKinsey & Company, o uso do People Analytics pode melhorar a eficiência do recrutamento em 80%. Isso porque, por meio dos dados analisados, é possível montar uma espécie de mapa para a análise de candidatos em um processo seletivo.

Garantir a alocação correta de cada função

Além de contribuir para contratações mais assertivas e alinhadas, o People Analytics também ajuda a melhorar o fitting.

Cada pessoa tem um perfil e um conjunto de habilidades, bem como aspirações específicas. Algumas possuem um talento nato para a liderança, outras para a criação ou para a estratégia.

E sem dados concretos e confiáveis sobre cada integrante do time, fica mais desafiador para o RH colocar as pessoas nas “cadeiras certas”.

Com o People Analytics, é possível buscar pessoas com perfil ideal para cada cargo ou função, de uma forma mais ágil e certeira.

Melhorar a gestão de desempenho

People Analytics é sobre usar a tecnologia e os dados para incentivar os colaboradores a serem suas melhores versões.

Essa metodologia abre espaço para abordagens direcionadas e personalizadas em termos de gestão de desempenho. Há muito mais informação para fundamentar os acompanhamentos, como indicadores de RH, metas, análises, feedbacks, políticas de incentivo e planos de ação.

Assim, a gestão de desempenho fica mais justa e coerente para todos os envolvidos e, consequentemente, gera mais resultados.

Maximizar a produtividade dos times

Com o estabelecimento de uma relação mais transparente e políticas de gestão de pessoas eficazes, é notável um aumento da motivação e confiança dos colaboradores.

A consequência de ter otimizações nas contratações e análises de desempenho é a elevação da produtividade. Ainda conforme a pesquisa já mencionada da McKinsey & Company, a prática de People Analytics gera um aumento de 25% da produtividade empresarial.

Avaliar o time de RH e elevar sua eficácia

O People Analytics também ajuda a reunir dados sobre o desempenho do próprio RH, e de todos os seus processos e ações. Assim, é possível identificar oportunidades de melhoria para tornar este departamento ainda mais produtivo e eficaz.

Com dados em mãos, o RH poderá agilizar e otimizar praticamente todas as suas atividades. Admissões e desligamentos, políticas internas, gestão de benefícios, estratégias de employer branding e muito mais!

Tipos de análises que podem ser feitas com o People Analytics

O People Analytics oferece uma variedade de análises que podem ser aplicadas para melhorar a gestão de pessoas em uma organização. Confira 4 tipos de análises a seguir.

  • Análise descritiva;
  • Análise preditiva;
  • Análise prescritiva;
  • Análise diagnóstica.

Análise descritiva

Responde à pergunta “o que aconteceu?”, extraindo dados de maneira de relatórios anuais, inventários e gráficos com dados da companhia.

Análise preditiva

Responde à pergunta “o que vai acontecer?”, normalmente com uso de Big Data (conjunto de dados maior e mais complexo) e análise de tendências.

Análise prescritiva

Responda às perguntas “como fazer acontecer?”, “como evitar que aconteça?” ou “como nos precavermos caso aconteça?”. Este nível, mais complexo, pode combinar os anteriores e oferecer respostas mais completas para um plano de ação.

Análise diagnóstica

Responde à pergunta “por que aconteceu?”, buscando entender causa e efeito. Neste caso, a complexidade das análises é maior. Fazem parte desse nível os testes A/B, por exemplo.

Como funciona o módulo de People Analytics da Flash?

O People Analytics da Flash tem como objetivo alcançar resultados transformadores através de dados inteligentes. Isso é possível graças aos insights e relatórios baseados em dados reais da sua empresa. Assim como gráficos personalizados sobre a evolução das atividades.

A Flash People integra toda a jornada da área de RH, tornando-se uma plataforma completa desde recrutamento até a performance da área. Os passos durante esse percurso são:

  • admissão digital;
  • controle da jornada de trabalho;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • desligamento;
  • Insights (People Analytics);
  • organograma;
  • performance e;
  • engajamento e retenção.

O módulo de People Analytics da Flash People possibilita que o RH visualize e acompanhe dados sobre a empresa e colaboradores.

Os módulos da Flash People são desenvolvidos e orientados a dados, visando fornecer a todo momento indicadores importantes para o RH.

Além disso, temos um módulo exclusivo para People Analytics que fornece indicadores sobre tempo de cada, headcount atual, taxa de rotatividade e muito mais


10 erros mais comuns ao aplicar People Analytics e como evitá-los

Aplicar People Analytics é bastante vantajoso, como vimos anteriormente. Porém alguns erros em People Analytics podem atrapalhar o desempenho dessa metodologia, veja quais.

  1. Falta de objetivos claro;
  2. Coleta de dados incompleta;
  3. Falta de proteção de dados;
  4. Foco excessivo em métricas de vaidade;
  5. Análises superficiais;
  6. Falta de comunicação com os funcionários;
  7. Não acompanhar as mudanças;
  8. Falta de colaboração entre departamentos;
  9. Expectativas irrealistas;
  10. Não aprender com os erros.

1. Falta de objetivos claro

Não definir metas específicas antes de começar a coletar dados. Saiba o que é preciso analisar e como isso beneficiará a empresa.

2. Coleta de dados incompleta

É importante garantir que os dados sejam precisos e abrangentes. Evite viés na coleta e interpretação de dados.

3. Falta de proteção de dados

Certifique a conformidade com as regulamentações de privacidade, como GDPR e LGPD. Proteja os dados pessoais dos funcionários e também as informações da empresa.

4. Foco excessivo em métricas de vaidade

Evite se concentrar apenas em métricas que não tem impacto real nos negócios. Priorize as métricas que estejam alinhadas com os objetivos da organização.

5. Análises superficiais

Profundidade é essencial. Não se contente com análises superficiais, vá mais fundo para descobrir insights valiosos.

6. Falta de comunicação com os funcionários

Inclua os funcionários durante todo o processo e comunique os resultados de forma transparente para evitar resistência.

7. Não acompanhar as mudanças

Os dados e necessidades da empresa estão sempre mudando. Mantenha as análises atualizadas e adapte suas estratégias conforme necessário.

Isso inclui investir em tecnologia, utilizar ferramentas atualizadas para lidar com grandes volumes de dados de maneira eficaz.

8. Falta de colaboração entre departamentos

Garanta que os departamentos de RH, TI, contabilidade, jurídico, entre outros colaborem na análise de dados para obter uma visão completa.

9. Expectativas irrealistas

Não espere resultados imediatos. A análise de pessoas é um processo contínuo e pode levar tempo para revelar impactos significativos.

10. Não aprender com os erros

Quando cometer erros, aprenda com eles. Faça ajustes e melhore continuamente suas práticas de People Analytics.

O que faz um analista de People Analytics?

Um analista de People Analytics é responsável por utilizar dados e métricas para tomar decisões estratégicas relacionadas à gestão de pessoas. Para se tornar um analista de People Analytics competente, é importante seguir uma trajetória de formação e desenvolvimento. Aqui estão algumas etapas e recursos-chave:

A maioria dos analistas de People Analytics possui uma formação acadêmica em campos como Recursos Humanos, Psicologia Organizacional, Estatística, Ciência de Dados ou Administração de Empresas.

Existem diversos cursos de People Analytics, entre eles, destacam-se análise de dados, estatísticas, comportamento organizacional e gestão de recursos humanos.

É possível adquirir formação em People Analytics em cursos onlines em plataformas como a Udemy, Alura e muitas outras instituições. A maioria dessas plataformas disponibiliza certificado de People Analytics, o que pode ser bastante vantajoso para a carreira de um analista.

Muitas empresas disponibilizam treinamento de People Analytics internamente. Líderes de RH podem repassar seus conhecimentos aos analistas e estagiários, assim como também para os demais colaboradores da empresa, por exemplo.

Por fim, indicamos 3 livros sobre People Analytics para impulsionar o seu desenvolvimentos:

People Analytics para leigos: desenvolver funcionários bem-sucedidos requer mais do que instinto, de Mike West.

Gestão e desenvolvimento de recursos humanos: práticas num contexto em transformação, de Ana C. Rodrigues, Ana Couto, Eva Petiz Lousã, Marlene Silva.

Storytelling com dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios, de Cole Nussbaumer Knaflic.

Intere-se sobre o que a área de People faz em comunidades online, redes sociais e grupos de discussão relacionados a People Analytics. Essa rica troca de informações favorece o networking com outros profissionais da área e por consequência um olhar mais aprofundado sobre o tema.

Como funciona um sistema de gestão People Analytics?

Um software com People Analytics, como a Flash People, possui algumas fases essenciais para a otimização de processos e uma gestão estratégica. Entre as etapas de People Analytics podemos destacar:

  • coleta e armazenamento de dados;
  • limpeza e preparação de dados;
  • análise de dados;
  • geração de relatórios e visualizações;
  • tomada de decisão estratégica;
  • monitoramento e ação contínua;
  • privacidade e segurança de dados;
  • integração com sistemas internos;
  • treinamento e suporte.

Isso é tudo o que a Flash People pode oferecer para a sua empresa, proporcionando mais agilidade e eficiência em todas as atividades de RH e financeiro.

Quer começar a implementação do People Analytics no seu RH? Então, você está no lugar certo! A Flash People é uma plataforma de gestão de pessoas completa e automatizada, ideal para acompanhar sua estratégia de data driven do RH!

Nela, você encontra soluções para processos de admissão online, treinamentos, desenvolvimento, performance e engajamento dos colaboradores. E ainda poderá:

  • Integrar todos os processos do RH em um só lugar;
  • Garantir a segurança dos dados dos colaboradores e da empresa;
  • Potencializar a conexão e comunicação com seus colaboradores;
  • Realizar pesquisas e coletas de dados;
  • Obter relatórios atualizados em tempo real e insights precisos;
  • Maximizar os resultados da empresa a partir da gestão inteligente de pessoas.

Quer investir em People Analytics e colher todos os benefícios citados há pouco? Então, conheça a Flash People e conte com o máximo de recursos pelo melhor custo-benefício!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️