Conheça nossos produtos

Deixe seu trabalho mais simples com a Flash! Utilize nossos sistemas de gestão de benefícios, despesas e pessoas para facilitar o seu dia a dia.

Fale com um especialista

7 em cada 10 brasileiros pensam em pedir demissão: 2º edição do Engaja S/A traz descobertas inéditas sobre o engajamento dos profissionais no país

Levantamento inédito feito pela Flash, em parceria com FGV-EAESP e o Grupo Talenses, traz um panorama do engajamento dos trabalhadores no Brasil.

Flash

Descobrir o que torna as pessoas mais engajadas no ambiente de trabalho pode impactar indicadores de negócio das empresas, como turnover e produtividade. Pelo menos é isso o que revela a 2ª edição do Engaja S/A, índice nacional de engajamento de funcionários no Brasil realizado pela Flash, em parceria com a FGV-EAESP e o Grupo Talenses. 

Neste ano, o estudo ouviu 2.736 profissionais de todas as regiões do país, número que é 58% maior do que a amostra de respondentes do ano passado. 

Entre as principais descobertas da segunda edição está o fato de que o engajamento dos brasileiros apresentou um ligeiro aumento de quatro pontos percentuais. Em 2024, 44% dos trabalhadores do país estão engajados e 56% desengajados ou ativamente desengajados. 

Para os responsáveis pelo Engaja S/A, mais do que uma melhora no envolvimento dos profissionais o crescimento é reflexo de uma maior estabilidade na economia e no mercado de trabalho do Brasil. Fora isso, o cenário continua desafiador, com mais da metade dos trabalhadores do país desmotivados. 

“Engajamento para nós é assegurar que os trabalhadores estejam alinhados com os objetivos da empresa e que se sintam em condições de dar seu máximo. Por isso, é preciso trabalhar pela evolução desse percentual”, afirmou Paul Ferreira, professor da FGV-EAESP e um dos idealizadores do Engaja S/A, durante o lançamento da pesquisa no CHRO Fórum, evento promovido pela ABRH-SP. 

O evento, um dos principais encontros de C-level de RH, aconteceu no dia 25 de outubro e recebeu cerca de 850 profissionais de gestão de pessoas, que ouviram os insights da 2º edição do índice em primeira mão. 

Quer conferir todas as descobertas da 2º edição do Engaja S/A? Clique aqui e baixe o material completo! 

Engaja S/A: segunda edição do índice de engajamento é um retrato fiel do trabalhador médio do país 

Como uma pesquisa que se propõe a retratar os trabalhadores em nível nacional, a amostra de respondentes do Engaja S/A busca estar alinhada à Rais (Relação Anual de Informações Sociais), fonte estatística oficial dos trabalhadores CLT e estatutários no país. 

Neste ano, além de equipararmos questões como raça, região e gênero com os dados Rais, também avançamos na representatividade dos entrevistados em relação à escolaridade e renda, refletindo ao máximo o trabalhador médio do país. 

A pesquisa também evoluiu para tornar as suas descobertas ainda mais acionáveis para os profissionais de RH. Por isso, neste ano, após uma revisão metodológica, o Engaja S/A passou a contar com uma avaliação das práticas de engajamento das empresas. 

Agora, além de elencar as ações mais comuns nas organizações, trazemos o impacto dessas iniciativas no engajamento dos profissionais. O resultado que encontramos é revelador: as práticas que mais engajam os profissionais não são aquelas que as organizações estão investindo esforços.

De acordo com o índice, entre as iniciativas que mais impactam positivamente o engajamento, Folga no dia do aniversário foi citada como a mais eficaz, seguida por Planos de participação nos lucros (PLR) e Short friday. 

Essas práticas são valorizadas acima de todas as outras, incluindo aumentos salariais e promoções, sublinhando a necessidade de abordagens mais personalizadas e humanizadas no ambiente de trabalho. Entretanto, apesar disso, elas não aparecem nem entre as 10 ações mais presentes na empresa. 

“Sabemos que engajamento é um conceito multifatorial, mas as organizações desempenham um papel importante sobre ele. Por isso, nesta pesquisa, queremos mostrar o que pode ser feito pelas empresas para impactar a melhora do envolvimento dos trabalhadores”, afirmou o professor Paul, durante o CHRO Fórum. 

Por último, outra novidade da 2a edição do Engaja S/A foi mensurar o impacto do engajamento (ou a falta dele) no desejo de pedir demissão e fazer o mínimo possível no trabalho (quiet quitting). 

Como consequência, a pesquisa descobriu que quase 7 em cada 10 brasileiros (66%) pensaram em pedir demissão com alguma regularidade nos últimos três meses. 

"Os impactos do turnover sobre as empresas são muito grandes, tanto operacionais quanto financeiros, o que só reforça a importância de que o engajamento esteja na pauta," defendeu Paul. 

Quer conferir todas as descobertas da 2º edição do Engaja S/A? Clique aqui e baixe o material completo! 

Engaja S/A tem metodologia inovadora e inédita no Brasil

Para mensurar o nível de engajamento, o Engaja S/A leva em consideração aspectos multifatoriais, com perguntas relacionadas a seis dimensões e 33 atributos que, em conjunto, contribuem para o envolvimento dos profissionais. 

Estas dimensões são: 1. Ambiente de Trabalho Positivo, 2. Significado no Trabalho, 3. Confiança na Liderança, 4. Boas Práticas de Gestão, 5. Crescimento e Desenvolvimento, e 6. Remuneração e Benefícios. 

Entre os atributos relacionados a cada um deles estão os aspectos específicos do engajamento, como autonomia, fit com o perfil do trabalho, transparência da liderança, apoio ao desenvolvimento profissional e justiça salarial, entre outros. 

Ao avaliar o impacto destes atributos e práticas de RH sobre o engajamento, a pesquisa ajuda as organizações a identificarem áreas críticas para intervenção e melhoria.

Quer conferir todas as descobertas da 2º edição do Engaja S/A? Clique aqui e baixe o material completo! 

Clientes Flash podem aplicar a pesquisa do Engaja S/A com seus colaboradores 

Os dados do Engaja S/A servem como um lembrete de que compreender e implementar práticas de engajamento eficazes pode transformar o ambiente de trabalho e contribuir para o negócio. 

Para isso, além dos dados gerais do mercado, é fundamental entender o cenário específico de cada organização e criar estratégias a partir daí. 

Como forma de ajudar as empresas nesse desafio, a Flash incluiu em sua plataforma de Gestão de Pessoas o acesso ao modelo do Engaja S/A. Deste modo, clientes da Flash podem aplicar a pesquisa internamente e comparar seus resultados às médias de mercado. 

Assim, as organizações poderão entender o nível de engajamento dos seus profissionais e desenvolver estratégias para tornar o time mais envolvido.  Quer saber como? Clique no link abaixo e fale com um dos especialistas da Flash. 

03_Flash_Engaja_BannerMateria (1)

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️