6 ideias criativas para celebrar a Copa do Mundo nas empresas

Descubra como engajar funcionários apostando em novas ideias para a Copa do Mundo nas empresas.

Flash

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Do tradicional bolão até álbuns de figurinhas personalizadas com times corporativos, muitas são as ideias para curtir a Copa do Mundo nas empresas. E as vantagens dessas ações de endomarketing vão muito além da diversão: a paixão pelo futebol é uma excelente oportunidade para integrar e engajar os colaboradores no ambiente de trabalho.

“Após um longo período de pandemia e reclusão, em um cenário no qual o trabalho híbrido e o home office já são uma realidade, a Copa do Mundo nas empresas é uma oportunidade de trabalhar aspectos relacionados ao employer branding e ao employee experience, olhando para temas como retenção de talentos, melhoria do clima organizacional e aspectos relacionados à diversidade, equidade e inclusão”, afirma Fernando Accacio, fundador da Original Experience, empresa especializada em ações corporativas.

A questão é que, para que todos esses objetivos sejam colocados em prática, não basta fazer um evento só por fazer. É preciso planejar com estratégia, analisar o perfil dos colaboradores e pensar quais experiências podem contribuir com os propósitos da organização.

Confira, a seguir, 6 ideias criativas para a Copa nas empresas que companhias como Zurich Seguros, Unimed Brasil, GetNinjas e Original Experiente já estão colocando em prática.

1. Jogos e brincadeiras para estreitar os vínculos da equipe

Na Zurich, seguradora global que atua há mais de três décadas no Brasil, as ações de Copa têm como objetivo incentivar a integração das equipes, estimulando a empatia e fortalecendo os vínculos entre os colaboradores.

Por isso, além de oferecer a possibilidade de trabalho 100% home office ou com carga horária reduzida no dia das partidas da seleção brasileira, a seguradora criou experiências que estimulam a participação coletiva dos funcionários.

Para os colaboradores que são fãs de videogame, por exemplo, será organizada uma competição com jogos da FIFA. Os demais poderão dar seu palpite no bolão virtual ou participar do campeonato de melhores fotos, que premiará os ganhadores com uma camisa da seleção e uma bola oficial da Copa.

“Momentos como a Copa do Mundo são considerados eventos de importância social e familiar, por isso, além de oferecer a flexibilidade- com o trabalho 100% remoto nesses dias, buscamos valorizar também a troca entre as pessoas para incentivar a criatividade, o capital social, a cultura e a colaboração dos times”, afirma Carlos Toledo, diretor-executivo de Pessoas & Cultura da Zurich.

Para que os eventos realmente fossem pensados para os colaboradores, a empresa fez questão de incluí-los na organização das ações.

Foram feitas reuniões com o grupo CelebrAção, que reúne voluntários que contribuem para o desenvolvimento das experiências e é parte do pilar social do Programa de Qualidade de Vida e Bem-Estar da empresa. Também puderam participar das decisões sobre a Copa a turma do projeto Equilíbrio Z, que oferece ações de saúde para cuidar do bem-estar dos colaboradores.

2. Presentes personalizados para entrar no clima verde e amarelo

A torcida pela seleção canarinho vai “tabelar” com a sustentabilidade na Unimed do Brasil. Além de montar uma escala de trabalho especial para permitir que os colaboradores assistam aos jogos do Brasil, a cooperativa médica vai distribuir copos temáticos para incentivar, simultaneamente, o apoio ao nosso futebol e a redução do uso de copos descartáveis nos escritórios.

É que, com a adesão ao modelo de trabalho híbrido, a empresa notou que muitos de seus colaboradores esquecem seus copos em casa e, com isso, o uso dos copinhos descartáveis disparou. Como sempre busca fazer ações integradas aos seus projetos institucionais, optou por aproveitar a Copa para conscientizar as equipes sobre essa questão.

Presentes personalizados como os copos da Unimed estão entre as opções mais procuradas pelas organizações, segundo a Laços Corporativos, que desenvolve ações de relacionamento. “As empresas também estão buscando deixar seus ambientes mais aderentes ao período da Copa e, principalmente, estimular as pessoas a se relacionarem em um momento mais descontraído”, conta Renan Mentor, CEO da Laços.

3. Decoração para deixar os escritórios no clima da Copa

[caption id="attachment_18248" align="alignnone" width="800"]

Imagem não encontrada

Escritório da GetNinjas já está pronto para transmitir os jogos da Copa[/caption]

Na GetNinjas, maior plataforma online de conexão entre clientes e diversos prestadores de serviços, a empresa caprichou na decoração com bolas espalhadas pelo escritório, bandeirinhas, vuvuzelas, cornetas, balões e ainda montou um telão para transmitir os jogos.

Quem quiser poderá assistir às partidas da seleção na empresa — com direito a glitter e tinta para pintar o rosto — e terá à disposição um bufê com comes e bebes à vontade. Mesmo assim, nos dias em que a seleção brasileira jogar, a ida para o escritório será opcional e ficará a critério do colaborador.

Além de criar esse clima de Copa, a GetNinjas também vai apostar em uma série de games para motivar as equipes: campeonato de pênaltis e pebolim, quiz com perguntas relacionadas ao mundial de futebol e a empresa e um jogo para adivinhar quantas bolinhas de gude estão dentro de um jarro. A ideia é criar experiências únicas no ambiente corporativo.

4. Bate-papo com jogadores

Outra dica para trazer o espírito da Copa para as empresas é convidar atletas para interagir com os colaboradores. Na Original Experience, uma das experiências mais pedidas é a "Chama na Resenha”, que leva ex-jogadores da seleção brasileira para surpreender funcionários.

Dá até para bater uma bola com os craques.

“Eles contam casos e histórias que somente quem vive o mundo do futebol conhece com muita leveza e descontração. Essas ações também permitem que as empresas incluam kits para torcedores e premiações de experiências para engajamento dos colaboradores”, conta Fernando.

5. Colaboradores viram craques e ganham figurinhas personalizadas

[caption id="attachment_18256" align="alignnone" width="842"]

Imagem não encontrada

Figurinha com os funcionários da Barbieratto: ação leva a Copa do Mundo para as redes sociais da empresa[/caption]

Na agência de marketing Barbieratto os colaboradores viraram craques. O time está se organizando para fazer camisetas personalizadas para os jogos, mas a escalação dos craques da agência, uma brincadeira da empresa com a seleção, já ganhou destaque no Instagram da empresa.

Victor Barbieratto, CEO da agência, acredita que investir em surpresas é essencial para garantir uma produtividade saudável.

“Já trabalhamos com resultados, planilhas e metas o tempo todo. Se não tivermos leveza em alguns momentos, tudo fica muito ruim”, diz ele, que reservou um espaço de eventos para que todos possam assistir aos jogos no clima da Copa, com comidas temáticas e bebidas.

6. Comemoração especial com a Flash

Juntar a equipe para assistir aos jogos fora da empresa, aliás, é uma excelente opção para criar um momento especial para a Copa. E com a Flash isso é possível. Como o nosso rosinha é aceito em bares e restaurantes, vale reunir a galera para torcer de uma forma diferente.

Não se esqueça de verificar no app da Flash se o estabelecimento no qual você quer assistir à transmissão dos jogos é nosso parceiro e quais são os benefícios liberados pelo RH da sua empresa.

No mais, só vestir a camisa e torcer conosco!

Para saber todas as tendências de gestão e RH, continue navegando no blog da flash.

Se gostou do conteúdo, acesse o site da Flash para saber mais sobre as nossas soluções flexíveis!

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️