Executivo do Albert Einstein revela 3 ações de inovação para inspirar seu RH
Conheça 3 práticas de inovação do Einstein premiadas no Think Work Flash Innovations e apresentadas pelo gestor do hospital, Marcos Miranda.
O Hospital Israelita Albert Einstein é conhecido por prestar serviços de excelência na área da saúde. Por lá, inovação e tecnologia são pilares para os gestores de RH, que cuidam dos quase 20 mil colaboradores que hoje levam adiante o legado da rede, que atua nas áreas pública e privada.
Vencedora do prêmio Think Work Flash Innovations, realizado em São Paulo em agosto deste ano pela Think Work com apoio da Flash, a instituição foi campeã em 3 de 12 categorias (Carreira, People Analytics e Transformação Digital do RH).
Nesta entrevista exclusiva, Marcos Vinicius Lopes de Miranda, gerente de planejamento, analytics e remuneração do Albert Einstein, conversou com a Flash sobre essas ações premiadas de RH e sobre como a instituição está sempre em busca de inovação para melhorar o dia a dia de seus colaboradores. Veja, a seguir, quais foram as inovações:
1ª inovação: Criar um sistema de dados estruturados para a liderança
People analytics se tornou fundamental para um RH estratégico. Em linhas gerais, o método consiste em coletar e analisar dados dos colaboradores para aprimorar, avaliar e guiar ações corporativas.
“A gente sempre fala aqui que informação boa é informação que é utilizada. Não adianta guardar, ela tem de ser consumida, então fomos criando essa cultura de trabalhar com dados estruturados, de uma forma estratégica de visualizá-los, com gráficos e indicadores. A gente começou essa cultura dentro do RH e, ao mesmo tempo, fora, para todas as lideranças, avaliando como consumiam isso”, diz Miranda, referindo-se ao projeto Disseminação da Cultura de Dados em RH, vencedor da categoria People Analytics no Think Work Flash Innovations.
Segundo o executivo, estimular essa mentalidade na liderança, algo que começou a ser implantado em 2019, acabou desanuviando o RH, que era sempre acionado a fornecer informações, o que demandava muito tempo “sem agregar valor nenhum”. Agora, essas informações já estão ali, disponíveis, em um banco de dados sempre atualizado.
Para implantar o sistema, que conta com uma equipe multidisciplinar exclusiva, além das questões técnicas e legais, como conformidade à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), foi preciso ensinar as lideranças como fazer uso da nova ferramenta. “Não é do dia pra noite, envolve um trabalho consistente. Hoje, depois de um esforço que se consolidou mais durante a pandemia, a gente já tem cerca de 70% das lideranças acessando o sistema.”
Por ali, por exemplo, é possível saber os índices e metas de diversidade, satisfação e engajamento das equipes. “Está tudo dentro da plataforma: as lideranças acompanham no detalhe e podem eventualmente corrigir algum caminho que não esteja dentro do esperado”, afirma Miranda.
Mas será que os métodos de analytics na gestão de pessoas é algo só para grandes empresas como o Einstein? Para Miranda, de forma alguma. “Nós mesmos começamos o nosso projeto com planilhas no Excel. Depois disso, fica mais fácil transportar para uma ferramenta mais automatizada”, relembra.
“Independentemente de ser uma empresa grande ou pequena, eu acho que o que precisa ter é esse mindset de dados. Acho que o segredo é você juntar pessoas de diferentes perfis e habilidades. Por exemplo, alguém de estatística, alguém que saiba analisar dados e também alguém que conheça muito bem aquele negócio”, avalia Miranda.
Para quem quiser se aprimorar no tema, a Flash disponibiliza para download o e-book gratuito: "People Analytics: um guia prático para o RH"
2ª inovação: Tina, inteligência artificial que tira dúvidas dos colaboradores com mais agilidade
Outra ação do Einstein premiada no Think Work Flash Innovations foi o Chatbot de Atendimento de RH Tina, vencedor na categoria Transformação Digital do RH.
O chatbot de RH é responsável atualmente por sanar 60% das questões ligadas aos colaboradores de forma automática — e 24 horas por dia. Capaz de interagir com os funcionários por voz e por texto, Tina, no ar desde 2020, lida com uma demanda de mais de 200 atendimentos diariamente.
No caso de um hospital, que nunca para, ter um canal disponível fora do horário comercial é essencial para agilizar os atendimentos. Imagine o enfermeiro que precisa esclarecer alguma questão durante seu turno na madrugada? Pode contar com a Tina, que caso não consiga sanar o problema, encaminha ao setor responsável, que dará seguimento ao atendimento no horário comercial. “A Tina veio da ideia de dar um acolhimento maior ao colaborador, com respostas mais rápidas”, afirma Miranda. Segundo o executivo, o atendimento não digital segue ativo e não há pretensão de substituí-lo.
A ação da inteligência artificial veio para complementar e agilizar o atendimento, com base em um banco de dados continuamente alimentado e aperfeiçoado, com possíveis demandas dos colaboradores.
3ª Inovação: Liberar tempo dos profissionais para fazer pesquisas que agreguem ao negócio
Na categoria Carreira, o Einstein venceu com seu programa de Prática Baseada em Evidências em Enfermagem, uma iniciativa inédita do Brasil. Ela permite que os profissionais que atuam com pacientes, na beira do leito, chamados enfermeiros clínicos, tenham um tempo de sua jornada dedicado à pesquisa voltada para melhorar a prática.
“Ele faz a pesquisa e aquilo já pode ser retornado como novos protocolos ou aplicação de práticas na hora de atender aos nossos pacientes. Então, além de a gente propiciar essa oportunidade de estudo, que é um pilar importante do Einstein, a gente consegue melhorias no nosso processo de atendimento.”
A implementação envolveu uma força-tarefa das áreas de enfermagem, RH e jurídica e foi posta em prática neste ano de 2022. A adesão foi alta e já rendeu frutos: mais de 300 inscrições internas e mentoria para 22 projetos no decorrer de um ano.
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