SXSW 2025: o que líderes de RH podem aprender com os astronautas da NASA
Time da Flash está em Austin e assistiu ao vivo os ensinamentos dos astronautas da NASA. Veja como RH pode aplicar conhecimentos no seu trabalho.

Foto: Juliana Cordaro/ Flash - 07.03.2025
A conquista do espaço sempre foi um símbolo de inovação, coragem e trabalho em equipe. No SXSW 2025, a palestra Meet the Astronauts Going to the Moon with NASA's Artemis II (Conheça os astronautas que vão à Lua na missão Artemis II, da Nasa, em português) trouxe insights importantes para o ambiente corporativo ao apresentar a tripulação responsável por essa nova fase da exploração espacial.
Mais do que um feito tecnológico, a jornada desses profissionais de elite oferece lições fundamentais para líderes de RH, executivos de empresas e gestores financeiros que buscam construir equipes de alta performance e preparar suas organizações para os desafios do futuro do trabalho.
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O que os líderes de RH podem aprender com os astronautas da NASA?
Como a resiliência, a colaboração extrema e a diversidade impactam diretamente o sucesso de uma missão — seja no espaço ou no mundo corporativo? Como esses princípios podem ser aplicados para fortalecer estratégias de engajamento, inovação e retenção de talentos?
A Flash está em Austin com um grupo de executivos de RH, e assistiu ao vivo à palestra com os astronautas da NASA. Neste artigo, exploramos como a experiência dos profissionais da missão Artemis II pode inspirar estratégias de gestão de pessoas e ajudar as empresas a navegarem em um cenário cada vez mais complexo e competitivo.
1. Diversidade como pilar da inovação
Marcada para abril de 2026, a missão Artemis II fará história ao levar a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense a um voo ao redor da Lua. Essa diversidade não é apenas representativa — ela responde a uma estratégia deliberada da NASA para reunir perspectivas distintas e, assim, otimizar a resolução de desafios complexos.
No mundo corporativo, isso não é diferente. Estudos comprovam que equipes diversas tomam decisões mais eficazes e inovam mais rapidamente. Segundo um relatório recente da McKinsey, empresas com diversidade de gênero no topo aumentam em 25% a probabilidade de ter lucratividade acima da média.
Como o RH pode implementar esta lição na prática?
- Entender que políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) impactam diretamente o desempenho organizacional.
- Representatividade fortalece a cultura corporativa e aumenta o engajamento dos colaboradores.
- Oferecer ambientes de trabalho verdadeiramente inclusivos, para criar espaço para pensamento inovador e adaptabilidade.
Para implementar estratégias eficazes de DEI, confira as dicas da Flash para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo.
2. Resiliência e aprendizado contínuo: lições do treinamento de astronautas
O treinamento de astronautas envolve anos de preparação com simulações extremas, testes de alta complexidade e o desenvolvimento de habilidades para enfrentar o inesperado sob pressão. Astronautas da missão Artemis II, como Victor Glover, Jeremy Hansen e Christina Koch, passam por rigorosos treinamentos para garantir que estejam preparados para qualquer cenário.
No universo corporativo, onde as mudanças tecnológicas e organizacionais acontecem em ritmo acelerado, essa mesma capacidade de adaptação se tornou uma competência essencial. Um estudo recente do Fórum Econômico Mundial prevê que até 2025, 50% de todos os funcionários precisarão de requalificação significativa.
O que isso significa para o RH?
- Criar programas de aprendizado contínuo e requalificação profissional (reskilling e upskilling).
- Promover uma mentalidade de experimentação e inovação dentro da cultura organizacional.
- Enfatizar o desenvolvimento de soft skills essenciais, como pensamento crítico, criatividade e inteligência emocional.
3. Colaboração extrema: a engrenagem essencial das missões da NASA
No espaço, falhas de comunicação podem comprometer toda uma missão. A interdependência entre astronautas, engenheiros e especialistas de diferentes áreas exige cooperação absoluta e um nível de alinhamento impecável.
No mundo corporativo, essa lógica também se aplica. Empresas que incentivam uma cultura de colaboração e transparência conseguem não apenas melhores resultados, mas também colaboradores mais engajados. Uma pesquisa da Gallup mostrou que organizações com altos níveis de engajamento são 23% mais lucrativas.
Como o RH pode implementar esta lição na prática?
- Derrubar silos organizacionais e promover colaboração entre os diferentes departamentos da companhia.
- Capacitar lideranças para estabelecer comunicação eficaz e gestão transparente.
- Aplicar metodologias ágeis para fortalecer o espírito de equipe e a confiança entre profissionais.
4. Inovação aplicada à experiência do colaborador
A NASA investe pesadamente em tecnologia preditiva e dados para garantir a eficiência e segurança de suas missões. No ambiente corporativo, essa abordagem baseada em dados também está transformando a gestão de pessoas.
Segundo um estudo da Deloitte, 97% das organizações estão aumentando ou mantendo investimentos em IA e automação para melhorar a experiência do funcionário.
Como o RH pode implementar esta lição na prática?
- Implementar soluções de People Analytics para tomada de decisões baseadas em dados.
- Utilizar IA e automação para otimizar processos de RH e melhorar a experiência do colaborador.
- Desenvolver uma estratégia de Employee Experience holística e centrada no ser humano.
Prepare-se para o futuro do trabalho
As lições dos astronautas da NASA nos mostram que o futuro do trabalho exige adaptabilidade, colaboração e uma mentalidade de aprendizado contínuo. Para líderes de RH e CEOs, isso significa:
- Priorizar a diversidade e inclusão como drivers de inovação
- Investir em programas de desenvolvimento contínuo e requalificação
- Fomentar uma cultura de colaboração e transparência
- Abraçar tecnologias que melhorem a experiência do colaborador
Ao aplicar esses princípios, as organizações estarão melhor preparadas para navegar os desafios do futuro do trabalho e criar ambientes onde os talentos possam prosperar.
Para saber mais sobre como a Flash pode ajudar sua empresa a se preparar para o futuro do trabalho, acesse nosso site.
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É diretor de Branding na Flash. Formado em Comunicação Social pela Cásper Líbero, trabalhou em empresas e agências de comunicação, como Santa Clara, F/Nazca e Neon.