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Descubra o que é e como implementar a estratégia de Employer Branding na sua empresa

Você sabe o que é employer branding? Conhece o poder da sua marca empregadora? Veja por que isso é importante para a sua empresa!

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Você já ouviu falar em employer branding? Essa prática vem ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo e tem um impacto direto na atração e retenção de talentos. 

Embora seja complementar ao conceito de Employee Experience, o employer branding tem uma abordagem distinta.

Enquanto o Employee Experience foca no design da experiência e percepção dos colaboradores atuais, o employer branding abrange todas as ações voltadas para construir e manter uma reputação positiva externamente, ao mesmo tempo que fortalece a imagem internamente

Em um mercado de trabalho competitivo, construir uma marca empregadora forte é essencial para se destacar e conquistar os melhores profissionais.  

Nesse guia completo, vamos explorar o conceito, sua importância e como implementá-lo de maneira eficaz na sua empresa. Confira!

O que é employer branding?

Employer branding, ou marca empregadora, é uma estratégia empresarial para promover sua imagem como um ótimo lugar para se trabalhar, contribuindo para a captação e a retenção de talentos. 

É comum os gestores confundirem ações como fotos de kit onboarding recheados de brindes, acesso liberado a bebidas alcoólicas, espaço para pets no escritório como técnicas de employer branding. Mas não são.

Segundo Suzie Clavery, cofundadora do Employer Branding Brasil e autora do livro “Isso é Employer Branding?!” (ed. Leader, 2020), construir a marca empregadora:

É um esforço contínuo para tangibilizar estratégia, identidade, posicionamento, promessa de valor e construção da reputação de uma marca como empregadora, seja para candidatos ou colaboradores. Quando se pensa em employer branding, a palavra-chave é a reputação.

 

“Se você perguntar: ‘Você veio trabalhar nesta empresa por causa do escorregador colorido, da piscina de bolinhas ou porque seu pet pode trabalhar com você?’. A resposta em 99,9% dos casos será não. As pessoas vão trabalhar numa empresa por coisas que façam sentido para a carreira delas”

Qual a importância do employer branding para as empresas?

Ter uma marca empregadora forte atrai novos talentos mais alinhados com as expectativas do negócio e com a cultura organizacional. Afinal, profissionais talentosos buscam trabalhar em empresas que tenham uma boa reputação e valores alinhados aos seus. 

A estratégia de employer branding se torna uma ferramenta poderosa para a retenção de talentos

Quando uma empresa é reconhecida por ter um ambiente de trabalho positivo e oferecer boas condições, os colaboradores tendem a ficar mais tempo, reduzindo o turnover e os custos associados.

Natura &Co é um ótimo exemplo de case de employer branding. Com um portfólio que inclui quatro marcas icônicas: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop — a companhia constrói uma marca empregadora forte ao colocar as pessoas no centro de sua atuação e celebrar as relações através de uma cultura corporativa inclusiva e valorizadora. 

Outros grandes nomes, como as gigantes de tecnologia, como a Google, Amazon e Airbnb, também apostam em estratégias de Employer Branding bem-sucedidas, que atraem milhares de candidatos de alto nível.

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Benefícios do employer branding

O primeiro deles é a melhora da imagem empregadora no mercado. Além de atrair e reter talentos, ainda afeta positivamente a percepção dos clientes e parceiros.

Colaboradores que trabalham em uma empresa que investe no alinhamento entre o employer branding e o employee experience, tendem a ser mais satisfeitos e engajados. Como resultado, a marca se torna mais competitiva no mercado de trabalho

Como implementar uma estratégia legendária de employer branding

A partir dos exemplos, como o do grupo Natura&Co, podemos identificar algumas práticas recomendadas para implementar uma estratégia eficaz de employer branding:

  • Promova uma cultura positiva: crie um ambiente de trabalho que valorize a inovação, a inclusão e o bem-estar dos colaboradores. Isso ajuda a construir uma imagem positiva da empresa e atrair talentos que compartilham desses valores;
  • Ofereça benefícios atraentes: vá além dos benefícios tradicionais e ofereça vantagens que façam a diferença na vida dos colaboradores. Benefícios como flexibilidade no trabalho, programas de bem-estar e oportunidades de desenvolvimento são altamente valorizados;
  • Invista no desenvolvimento de carreira: ofereça programas de treinamento contínuo, oportunidades de crescimento e iniciativas de aprendizagem. Isso não só melhora as habilidades dos colaboradores, mas também aumenta sua satisfação e lealdade à empresa;

A seguir, vamos estruturar um passo a passo para criar uma estratégia de marca empregadora de sucesso, que se torne uma referência no mercado. 

Compreenda o seu EVP (Employee Value Proposition)

O Employee Value Proposition (EVP) é a proposta de valor ao colaborador. É o conjunto de compensações, benefícios, carreira e cultura organizacional que diferenciam sua empresa de outras, atraindo e mantendo os colaboradores. 

Angélica, co-fundadora e CEO da ILoveMyJob, enfatiza que “Não adianta gerar conteúdo sem ter um projeto editorial definido, conectado com a cultura e com os pilares do seu EVP”.

Entender o EVP é fundamental para construir uma estratégia eficaz. Para isso, é necessário:

  • Entrevistas com colaboradores atuais e ex-funcionários: para entender a percepção da empresa/marca;
  • Pesquisas com candidatos que rejeitaram sua oferta de emprego: para obter insights e melhorias;
  • Monitoramento de avaliações em sites de emprego: para compreender a imagem pública da empresa.

Você pode otimizar esse processo com a plataforma de gestão de pessoas da Flash. O sistema conta com a pesquisa de e-NPS (Employee Net Promoter Score), além da pesquisa de desligamento, que ajuda o RH a entender a percepção e satisfação de seus talentos.

Construa o planejamento e estratégia

  1. Defina o EVP: com base nas entrevistas e pesquisas, defina claramente o que torna sua empresa única;
  2. Alinhe a cultura organizacional: certifique-se de que a cultura da empresa está alinhada com a marca empregadora;
  3. Construa a estratégia de comunicação interna e externa: utilize todos os canais disponíveis para comunicar os valores e benefícios da empresa;
  4. Crie ações de valorização dos colaboradores: ouça e valorize o feedback dos colaboradores, implementando melhorias contínuas.

Dica de leitura da Flash: Confira tudo o que o RH precisa saber sobre employee experience

Trabalhe a estratégia na principal rede social para profissionais: o LinkedIn

Segundo Angélica Madalosso, 1ª vice-presidente da ABEB (Associação Brasileira de Employer Branding): “Um dos estudos mais recentes do LinkedIn mostra que a maioria dos talentos brasileiros de áreas competitivas como tecnologia, produto e administração estão presentes na rede, e que 69% avaliariam uma oportunidade de emprego se fossem abordados por lá'."

O LinkedIn é a principal rede profissional utilizada para construir e fortalecer uma marca empregadora robusta. Os números falam por si:

  • 94% das 500 empresas que mais crescem no mundo para aquisição de novos talentos estão no LinkedIn;
  • 75% dos candidatos a uma vaga pesquisaram a reputação da empresa antes de se candidatarem para um trabalho, de acordo com levantamento que ouvir 10 mil profissionais em 20 países (incluindo Brasil);
  • 49% das pessoas afirmaram seguir empresas nas mídias sociais para ficarem cientes de oportunidades de emprego.

Fonte: LinkedIn

A rede social não só ajuda a divulgar as oportunidades de emprego, mas também a mostrar a cultura organizacional, os valores e a missão da empresa. 

Um employer branding bem trabalhado no LinkedIn fortalece a imagem da empresa como um ótimo lugar para se trabalhar, atrai talentos qualificados e aumenta o engajamento dos colaboradores.

5 ações de employer branding para fortalecer o LinkedIn da sua empresa

1. Humanize e personalize o conteúdo

Apostar em uma narrativa mais humanizada é essencial, pois pessoas se conectam com pessoas. Especialistas ressaltam a importância de mostrar o lado humano da empresa para criar conexões autênticas. 

Um exemplo notável é a campanha "The Power of U" da Unilever, onde colaboradores de todo o mundo compartilham como exercem seu propósito trabalhando na empresa.

2. Crie storytelling baseado em identidade

As redes sociais não deixam de ser uma vitrine. Nela sua empresa é vista tanto por colaboradores quanto por potenciais candidatos. “Divulgue o que é verdadeiro. Não invente promessas de valor ou o que não acontece com regularidade só para chamar atenção”, diz Susie Clavery.

Desenvolva um projeto editorial que reflita sua cultura e EVP, mantendo constância e volume nas postagens. Postagens com imagens geram o dobro de comentários, e vídeos promovem 1,5 vezes mais compartilhamentos, segundo o LinkedIn. 

A Amazon, por exemplo, posta desde ações cotidianas, como o aniversário de um cliente-mirim, até apoios para situações humanitárias.

3. Aposte no poder dos colaboradores

A participação ativa dos funcionários é indispensável, com suas contribuições no LinkedIn. Eles atestam a veracidade do que a empresa posta e influenciam novos candidatos. 

Um exemplo é o projeto Riachutubers da Riachuelo, que convida os "Rchulovers" (colaboradores) a se tornarem produtores de conteúdo. 

“Para dar certo, é preciso capacitar, empoderar, instrumentalizar e reconhecer esse time de influencers de maneira estruturada e consistente”, conforme destaca Angélica Madalosso, da Associação Brasileira de Employer Branding.

4. Foque em mais conteúdo, menos vagas

Focar exclusivamente na publicação de vagas tende a reduzir o engajamento. Utilize a rede para mostrar os diferenciais da empresa e sua cultura organizacional. 

Multinacionais como o Google compartilham curiosidades sobre seus escritórios pelo mundo e séries com dicas de comportamento em entrevistas de emprego. Isso transmite a valorização dos colaboradores e atrai interesse, com mais de 2,5 milhões de pessoas por ano, querendo fazer parte da companhia.

5. Entenda que o relacionamento é a base de tudo

Não basta apenas postar informações sobre a empresa. É preciso engajar e conversar com as pessoas, ter presença ativa. Convide seus colaboradores a comentarem as postagens, curta e compartilhe comentários, e interaja com notícias e opiniões que fortaleçam a presença virtual da empresa. 

Leia também: Por que recrutadores (e candidatos) somem depois da entrevista de emprego

Considere que como qualquer estratégia, existem desafios

Implementar uma estratégia de marca empregadora é extremamente benéfico, mas não está isento de desafios. 

Para garantir que sua empresa construa uma marca empregadora forte e atraente, é importante estar ciente dos principais obstáculos que podem surgir no caminho e saber como superá-los.

Manutenção da autenticidade

Um dos maiores desafios é garantir que a imagem projetada esteja alinhada com a realidade do ambiente de trabalho. 

Prometer uma cultura organizacional vibrante e benefícios incríveis sem cumprir essas promessas pode levar a desilusões e alta rotatividade de funcionários. 

Engajamento contínuo dos colaboradores

Manter o engajamento ao longo do tempo pode ser difícil. A motivação inicial pode diminuir se não houver esforços contínuos para manter o entusiasmo e a satisfação.

Nesse sentido, desenvolva programas de premiação para os funcionários, como reconhecimentos regulares, oportunidades de desenvolvimento profissional e eventos sociais. 

Monitoramento e ajustes

Outro desafio é monitorar continuamente a eficácia da estratégia e fazer os ajustes necessários. Isso exige tempo, recursos e um compromisso constante com a melhoria.

Utilize ferramentas de monitoramento e feedback, como pesquisas de clima organizacional e eNPS. 

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Conte com a Flash para superar desafios na gestão de pessoas!

Ao longo deste guia, percebemos que para fortalecer a marca empregadora, é necessário apostar em um conjunto de estratégias internas e externas. Investir na melhoria da gestão de talentos e em ferramentas que  aproximem os colaboradores é fundamental para ter sucesso nessa empreitada.

Para  te ajudar nessa missão, a Flash é uma grande aliada, em especial para superar os desafios do Employer Branding.

Com um sistema completo de gestão de pessoas, seu RH não apenas estimula e monitora o engajamento dos colaboradores, mas também conta com diversas outras soluções práticas:

  • Pesquisa de eNPS: para entender a satisfação e o engajamento dos colaboradores;
  • Comunicação interna: ferramentas para manter os colaboradores informados e engajados;
  • Módulo de desempenho e desenvolvimento completo: estimula e permite a centralização de feedbacks, realização de avaliações de performance e criação de PDIs.

Tudo isso em um único sistema! Experimente a plataforma de gestão de pessoas da Flash e veja como podemos ajudar sua empresa a transformar como sua empresa se relaciona e desenvolve seus talentos!

 

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