15 especialistas em inteligência artificial para seguir nas redes sociais

Explore o futuro da Inteligência Artificial em 2024 com 15 especialistas no Linkedin. Descubra aplicações, debates éticos e regulatórios.

Flash

Se em 2023 a Inteligência Artificial tomou conta das discussões sobre o futuro do trabalho, neste ano não será diferente. O debate acerca de seus prós e contras, questões éticas e novos usos só tende a intensificar-se.

Em redes sociais como o LinkedIn, de professores a executivos de grandes corporações ou startups, muitos especialistas se dedicam ao tema, cada um na sua área.

Há quem mostre suas aplicações na área da saúde, da segurança ou como aliada em questões sociais. Outros levantam debates sobre suas implicações e necessidades de regulação.

Assim, o blog da Flash selecionou 15 especialistas, brasileiros e de outros países, que usam seus perfis no LinkedIn para desdobrar questões acerca da IA. Vale acompanhar seus pontos de vista:

1 - Alexandre Chiavegatto Filho

Professor livre docente de machine learning em saúde na USP (Universidade de São Paulo)

É diretor do LABDAPS (Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde) e colunista do Estadão, onde também escreve sobre IA e Big Data, em geral, focado em temas que unem tecnologia e saúde. O professor aprofunda discussões em alta, como o impacto da inteligência artificial no jornalismo e nas fake news.

2 - Marcela Vairo

Vice-Presidente de Data&AI Americas - IBM

Formou-se em engenharia industrial na USP em 1997 e hoje atua pela IBM nos Estados Unidos. Tem mais de 20 anos de experiência na indústria da tecnologia da informação. Seus posts tratam, sobretudo, do uso da IA na IBM e sua aplicação em temas como ESG, inovação, educação e o setor público.

3 - Cristiano Breuel

Senior AI Manager/ML Engineer - Nubank

Descreve-se como um apaixonado por aplicar soluções de tecnologias criativas a problemas importantes da sociedade. Formado pela USP, profissionalmente já passou por IBM e Google. Além de iniciativas relacionadas a IA do próprio Nubank, Breuel costuma compartilhar conteúdos mais técnicos e aprofundados sobre tecnologia.

4 - Fabio Gandour

Scientist & Innovation Designer

Formado em medicina pela Universidade de Brasília, Gandour trabalhou por mais de 28 anos na IBM. Um dos primeiros especialistas em IA do Brasil, defende uma abordagem humanizada do tema. Seus conteúdos relacionam a tecnologia com ciência, saúde, metaverso e criatividade.

5 - Danielle Torres

Seguros | Analytics | IA | Sustentabilidade | ESG - KPMG Brasil

Com experiência em contabilidade, auditoria, sustentabilidade (ESG), ciência de dados e inteligência artificial, Danielle é também autora do livro "Sou Danielle", em que trata de sua trajetória como a primeira executiva transgênero no Brasil. Trata de inteligência artificial em sua coluna na revista Marie Claire e em seu conteúdo no LinkedIn, relacionando o tema principalmente a áreas como contabilidade.

6 - Diogo Cortiz

Professor @ PUC-SP | PhD | Colunista @ UOL | AI, Innovation and Digital Culture | Palestrante | LinkedIn Top Voice Innovation

O conteúdo de Cortiz é voltado para a IA e seus impactos na sociedade, com posts em que trata de tendências e novidades sobre o tema. Colaborador frequente de veículos de imprensa onde trata de inteligência artificial, Cortiz costuma replicar os textos em seu perfil, além de compartilhar notícias.

7 - Eduardo Ibrahim

Global Faculty Singularity University | Founder Exonomics | Autor "Economia Exponencial" | Empreendedor e Palestrante | Especialista em Economia e Inteligência Artificial

Com foco em tecnologia e sua relação com blockchain e inovação, Ibrahim produz conteúdo sobre temas como Chat GPT, entre muitos outros, sempre pautado pela ideia de que a inteligência artificial, ao contrário do que muitos pensam, irá melhorar nossa experiência coletiva e ajudar a nos tornarmos seres humanos melhores.

8 - Cezar Taurion

Founder & Chief Strategy Officer (CSO) Redcore

Especializado em temas como IA, metaverso e transformação digital, Taurion é CSO da Redcore, empresa de consultoria estratégica de IA. Em seu perfil, faz uma curadoria compartilhando conteúdos de outros perfis ou veículos sobre esses temas, sempre propondo reflexões interessantes.

9 - Jaime de Paula

Fundador e Pesquisador de tecnologia no IVG Instituto Padre Vilson Groh | Head of Research AAA | Founder NEOWAY (único founder)

Tem pós-doutorado em inteligência artificial na Univali (Universidade do Vale do Itajaí). Founder da Neoway, que presta serviços de IA e big data analytics para empresas, tem como foco em seus posts as soluções que oferece, além de contar sobre suas experiências como palestrante e entrevistado em diversos programas, sempre falando sobre inteligência artificial.


10 - Dora Kaufman

Professora da PUC-SP, doutora pela USP, Pós-doutora na COPPE-UFRJ e no TIDD PUC-SP | Colunista Época Negócios | Pesquisadora dos impactos éticos/sociais da IA

É autora, entre outras obras, de "Desmistificando a Inteligência Artificial". Dora levanta em seus conteúdos questões como a ética e os impactos sociais no uso de IA. Temas como a relação da inteligência artificial com as eleições, o ambiente e regulamentações acerca do assunto pelo mundo estão no radar da especialista.

11 - Moisés Nascimento

Partner | Chief Technology Officer | Chief Data and Analytics Officer | Chief Architect | Diversity and Inclusion Advocate | Board Member Itaú Unibanco

Trabalha com tecnologia há 28 anos. Em seu perfil, compartilha dados e debates sobre inteligência artificial, inclusão, inovação, ciência de dados, afrofuturismo e outros temas que se interseccionam com os universos da tecnologia e da diversidade.

Acredita que “tecnologia, diversidade e inclusão podem ajudar a reduzir gaps sociais e desigualdades, gerar mais inovação, competitividade e valor aos negócios, clientes e sociedade”.

12 - Magaly Prado

Trabalha na Rádio USP | Pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados/USP, estágio pós-doutoral na ECA/USP | Autora do livro Fake News e Inteligência Artificial - O poder dos algoritmos na guerra da desinformação (Almedina)

Jornalista, Magaly compartilha conteúdo focado principalmente na relação entre jornalismo, algoritmos, fake news e inteligência artificial, mesmo tema de seu livro. A pesquisadora costuma compartilhar ainda artigos que produz, eventos com especialistas para discutir questões relacionadas ao assunto e posts de outros usuários do LinkedIn.

13 - Martha Gabriel, PhD

Autora bestseller | 6 TEDx | Foresight Practitioner at IFTF (Artificial Intelligence, Innovation, Futurism, Trends)

A futurista e professora de inteligência artificial compartilha em seu perfil posts relacionando o assunto a questões como educação, trabalho, inovação e negócios. Sua curadoria de conteúdos inclui ainda a aplicação da tecnologia no serviço prestado por grandes marcas e seus impactos na preferência dos consumidores.

14 - Timnit Gebru

Fundador e Diretor Executivo do The Distributed AI Research Institute (DAIR)

Timnit fundou o próprio instituto após ser demitida do Google, onde liderava uma equipe de pesquisa de IA ética e levantou questionamentos a respeito de discriminação no local de trabalho. Hoje, estuda e compartilha conteúdo sobre o viés racial de algoritmos de IA e sobre a necessidade de aumentar a presença de profissionais negros neste campo, entre outros temas relacionados à tecnologia.

15 - Daniela Braga, PhD

Fundadora e CEO em Defined.ai | Generative AI | Membro do Fórum Econômico Mundial & YPO

É fundadora e CEO da plataforma de aprendizagem em IA Defined.ai, em que defende a formação de uma comunidade unida em prol da ética na inteligência artificial. Presença frequente em grandes eventos pelo mundo para discutir a IA Generativa, Daniela leva os temas para os conteúdos que posta em seu perfil, onde foca também em destacar a importância das mulheres na área.

Continue navegando no blog da Flash:

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️