As 7 melhores séries sobre trabalho para maratonar já!

Descubra como aprimorar a capacitação e de se manter atualizado com o mercado na área de gestão de recursos humanos com algumas das melhores séries de TV

Flash

Livros, cursos, treinamentos e eventos são maneiras eficazes de aprimorar a capacitação e de se manter atualizado com o mercado, mas quem trabalha com gestão de recursos humanos pode ir além e aproveitar outras fontes de aprendizado, como algumas das melhores séries de TV disponíveis nos canais pagos e serviços de streaming.

Leia também: Com benefício de cultura da Flash você consegue pagar serviços de streaming

Com um olhar atento a essas produções, além de se entreter, é possível encontrar lições de estratégia, liderança, engajamento, motivação de equipe e resolução de conflitos. As séries também mostram comportamentos e atitudes que devem ser evitados por gestores de empresas que valorizam seus colaboradores.

Bateu curiosidade? Pois então prepare a pipoca e confira as 7 séries que tendo como plano de fundo os ambientes de trabalho proporcionam insights valiosos para o dia a dia nas empresas:

1. Ruptura (Severance) – 1 temporada (2ª sem data de estreia prevista)

Onde assistir: Apple TV+

Sci-fi, drama e suspense se misturam em Severance (Ruptura, em português), a série sensação de 2022 em que funcionários de uma empresa passam por um procedimento “revolucionário” que separa as memórias do dia a dia profissional e pessoal. Ou seja, na companhia ficam 100% focados no trabalho e, fora dela, 100% dedicados à vida pessoal.

Eles não se lembram de quem são ao entrarem na empresa nem de nada do trabalho quando o expediente termina. Distópica, a série estrelada por Adam Scott e dirigida por Ben Stiller é uma lição de work-life balance e uma crítica severa ao conceito de workaholic, ao mostrar como a falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal pode ser prejudicial à produtividade e à felicidade das pessoas. A segunda temporada já foi confirmada, mas ainda sem data para estrear.

2. Som na Faixa – 1 temporada

Onde assistir: Netflix

A minissérie, dividida em 6 episódios, foi baseada no livro ‘Spotify Unifran’. No auge da pirataria, um programador sueco Daniel Ek e seus parceiros decidem revolucionar o mercado da indústria musical com uma plataforma legalizada de streaming que funcione de maneira gratuita - paga e alcance a maior quantidade de pessoas no mundo.

Para os fãs de tecnologia, que buscam uma história didática e divertida, confira ‘Som na faixa’ a trama é intensa, envolvente e conta a história de como o Spotify foi criado. Todos os episódios possuem um protagonista diferente para mostrar a perspectiva de cada pessoa envolvida na criação do streaming, além de evidenciar a importância do trabalho em equipe de forma dinâmica e inspiradora.

3. Industry – 2 temporadas

Onde assistir: HBO

Ambientada no mundo das finanças, a série mostra jovens de diferentes origens competindo por um número limitado de vagas em um programa de trainee de um badalado banco de investimentos londrino. Enquanto apresenta os bastidores desse meio, faz uma crítica ácida às corporações que ultrapassam os limites profissionais e emocionais de seus funcionários com o objetivo de gerar o máximo de lucro. É uma boa maneira de pensar no que é aceitável ou não no mundo corporativo e também para refletir a respeito de questões de gênero, raça e posição social.

4. Succession – 3 temporadas (a 4ª prevista para 2023)

Onde assistir: HBO

A série acompanha a vida da disfuncional e multimilionária família Roy, controladora de um dos maiores conglomerados de mídia e entretenimento do mundo, a partir do momento em que o patriarca Logan decide se afastar da empresa e os filhos lutam ferozmente pela liderança.

É indicada para quem quer mergulhar no universo dos grandes negócios, conhecer diferentes dinâmicas de poder e entender como a falta de planos de mentoria e sucessão bem estruturados pode transformar o progresso do negócio em um caos. Vencedora do Emmy de Melhor Drama em 2022.

5. Suits – 9 temporadas

Onde assistir: Netflix

Apesar de não ser formado em advocacia, Mike Ross é convidado para trabalhar com um dos melhores advogados de Manhattan, Harvey Specter, na Pearson Hardman, um escritório que só contrata ex-alunos de Harvard. Além de uma memória fotográfica apurada, Ross tem uma soft skill que ajuda a dupla a resolver grande parte dos casos e que pode ser desenvolvida por gestores que querem se destacar perante a equipe: chamada de zoom out, é a habilidade de se distanciar da situação e olhar o cenário por diferentes pontos de vista. Já Harvey Specter ensina como ter uma atitude confiante e também como negociar e lidar com diferentes tipos de pessoas. Ao longo da série até mesmo o People Analytics é usado pelo escritório em um momento de crise.

6. Ted Lasso – 2 temporadas

Onde assistir: Apple TV+

A série perfeita para quem quer se divertir enquanto recebe uma aula de liderança e gestão de pessoas. O protagonista é Ted Lasso, um amável treinador de futebol americano universitário que aceita o convite de treinar um time da primeira divisão de futebol da Inglaterra.

Ganhadora de sete prêmios Emmy, a produção mostra um líder gentil e educado, que incentiva a confiança e o diálogo. Mesmo depois de ser mal recebido e criticado pela equipe, pela torcida, pela imprensa inglesa e pela concorrência, Ted não se abala e, ainda melhor, envolve o espectador com todo o seu carisma e honestidade. Do seu jeito, ele dá importantes lições relacionadas à necessidade de se arriscar e correr riscos e de como se adaptar às mudanças, aperfeiçoar talentos, trabalhar em equipe e desenvolver uma cultura colaborativa.

7. The Office – 9 temporadas

Onde assistir: UOL Play, Comedy Central e Amazon Prime Video

Considerada um clássico, a vencedora do Emmy de Melhor Série de Comédia (2006) mostra o dia a dia dos funcionários da Dunder Mifflin, uma empresa de atacado de papel e material de escritório.

liderada pelo gerente Michael Scott (Steve Carell), um chefe despreparado, preconceituoso, inconveniente e sem noção, que não sabe lidar com conflitos.

Ao apresentar atitudes e comportamentos absolutamente desaconselháveis em um ambiente corporativo saudável, a sitcom filmada em estilo mockumentary (falso documentário) abusa do humor ácido e do nonsense para fazer uma crítica inteligente às relações de trabalho tóxicas.

Para mais dicas, continue navegando pelo blog da Flash:

+ Listamos 15 profissionais inspiradores para você seguir no Linkedin

+ 10 podcasts indispensáveis sobre saúde mental para escutar agora

+ Bare minimum monday: por dentro da tendência que viralizou entre a Geração Z

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️