Assine nossa newsletter

Quero assinar

Multibenefícios: o que são, para que servem e como implementar

Descubra como um pacote de benefícios flexíveis pode transformar a gestão de talentos da sua empresa. Conte com a Flash nessa missão!

Flash

O mercado de trabalho está passando por mudanças significativas e em um período cada vez mais curto. As estratégias para atração e retenção de talentos, em especial os de alta performance, é um desafio que não para de crescer e pressiona os gestores a construir planos que auxiliem nessa missão. 

Mais do que um salário competitivo, os profissionais de hoje buscam uma proposta de valor. Nela, procuram empresas que apostem em um pacote de benefícios robusto e alinhado com suas necessidades e estilo de vida

Portanto, a estratégia de benefícios corporativos deve ser não apenas atrativa, mas também personalizada e adaptável às mudanças contínuas no perfil e nas expectativas de seus colaboradores. 

Para os gestores de talentos, isso significa ir além dos benefícios padronizados e criar um pacote que destaque a cultura da empresa e seu compromisso com o bem-estar dos funcionários

Nesse conteúdo iremos explorar juntos como montar um pacote de benefícios atrativo. Ele não deve apenas cumprir com as obrigações legais — mas também deve extrapolar o comum, ajudando sua empresa a se destacar como um local de trabalho inclusivo e focado na experiência de seus talentos.

MR - Benefício atrativo para colaboradores

O que é pacote de benefícios?

Os benefícios corporativos são um conjunto de compensações oferecidas pelas empresas aos seus colaboradores, que vão além do salário

Eles são ferramentas vitais para a satisfação, a retenção e o bem-estar dos funcionários. Tornando-se um fator de atração e retenção inegável em um mercado de trabalho competitivo.

Um pacote de benefícios eficaz é uma ferramenta poderosa para demonstrar que a empresa entende e valoriza seus colaboradores, contribuindo significativamente para a satisfação no trabalho e para o engajamento da equipe.

Porém, temos uma divisão importante. Esses benefícios podem ser categorizados em obrigatórios, conhecidos também como benefícios CLT, e opcionais:

Benefícios obrigatórios

Esses tipos de benefícios são aqueles estabelecidos pela legislação trabalhista e que devem ser oferecidos a todos os colaboradores. Entre eles, incluem-se:

  • Férias remuneradas: período de descanso anual com duração de 30 dias após 12 meses de trabalho.

  • 13º salário: salário adicional concedido ao final de cada ano.

  • FGTS: o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é como uma “poupança” paga pela empresa, que serve como um seguro em caso de demissão sem justa causa.

  • Previdência Social: contribuições para a seguridade social que garantem benefícios como aposentadoria, auxílio-doença, entre outros.

  • Vale-transporte: o VT é um benefício obrigatório, ou seja, a empresa deve disponibilizar esse valor para apoiar o deslocamento de seu colaborador. 

Benefícios opcionais

São os benefícios oferecidos por escolha da empresa. Podem ser considerados como benefícios flexíveis, utilizados na estratégia de employer branding, para que se tornem mais atrativas. Eles variam e podem incluir:

  • Planos de saúde e odontológicos: coberturas totais ou parciais por parte da empresa, que garantem o acesso a serviços médicos e odontológicos.

  • Seguro de vida: proteção financeira para a família do colaborador em caso de fatalidade.

  • Vale-alimentação e refeição: valores direcionados para as despesas com alimentação do funcionário.}

  • Bônus e comissões: incentivos financeiros baseados no desempenho individual ou da equipe.

  • Flexibilidade de horários e home office: opções que permitem uma melhor conciliação entre a vida profissional e pessoal.

Qual a maior finalidade de um pacote de benefícios em gestão de pessoas?

Em qualquer organização, a gestão de pessoas é um dos pilares para o crescimento sustentável. É nesse cenário que os pacotes de benefícios surgem como uma estratégia vital para a motivação, satisfação e, consequentemente, atração e retenção de talentos

Mas, afinal, qual é o objetivo principal ao se investir em benefícios personalizados para os colaboradores?

Os benefícios de uma estratégia personalizada de opções de benefícios para empresas incluem:

  • Aumento do engajamento: benefícios alinhados às necessidades dos colaboradores elevam o nível de comprometimento e satisfação com a empresa.

  • Redução de turnover: o pacote de benefícios atraente pode ser um diferencial para a permanência do colaborador na empresa.

  • Atração de talentos: um conjunto de benefícios competitivos é essencial para atrair os melhores profissionais do mercado.

  • Posicionamento de marca empregadora: uma empresa que oferece benefícios diferenciados é vista como um local desejável para se trabalhar.

  • Suporte à diversidade e inclusão: pacotes customizados respeitam e valorizam a diversidade de perfis e necessidades dos colaboradores.

  • Promoção do bem-estar físico e mental: benefícios como planos de assistência médica e iniciativas de bem-estar contribuem para a saúde física e mental da equipe.

Quer entender melhor como os pacotes de benefícios podem transformar sua gestão de pessoas e posicionar sua empresa como um destaque no mercado? 

Nosso e-book explora os direcionamentos jurídicos e como aplicá-los para maximizar o impacto positivo na sua equipe e garantir a segurança legal. Clique na imagem abaixo e baixe gratuitamente:

Banner MR: Manual Jurídico dos Benefícios Corporativos

Como montar uma estratégia de personalização de pacotes de benefícios em 5 passos?

Um pacote de benefícios para funcionários é o conjunto de vantagens além do salário que as empresas oferecem aos seus colaboradores, visando não só atraí-los e retê-los, mas também melhorar sua qualidade de vida e satisfação no trabalho. 

Mas como tornar esses pacotes mais atrativos em um cenário onde as expectativas e necessidades dos colaboradores são tão diversas?

Para ser uma estratégia eficiente de atração e retenção, o desenvolvimento de um pacote de benefícios deve considerar o perfil dos colaboradores

Para que exista uma personalização do pacote de acordo com as necessidades específicas de cada grupo. Além disso, é fundamental que esses benefícios se alinhem à cultura organizacional e aos objetivos estratégicos da empresa.

A personalização dos pacotes de benefícios atende a essa demanda por flexibilidade e relevância. Isso ocorre porque permite que cada colaborador selecione vantagens que melhor se alinhem com seus objetivos e circunstâncias de vida. 

Aqui estão algumas práticas recomendadas para montar um plano de personalização de benefícios eficaz:

1. Conheça seus colaboradores 

Ninguém melhor do que os próprios colaboradores para trazerem quais são as suas necessidades e desejos. A melhor ferramenta é realizar pesquisas de clima e direcionais, para obter feedbacks e entender as necessidades e preferências dos seus trabalhadores.

Fazer o acompanhamento de todas as estratégias de engajamento, pesquisas e até clima organizacional nunca foi tão fácil. Nosso sistema de gestão de pessoas auxilia em todos esses aspectos. Além disso, com o módulo de performance da plataforma, é possível:

  • Criar avaliações e competências;
  • Criar e acompanhar Planos de Desenvolvimento Individual;
  • Enviar e solicitar feedbacks;
  • E muito mais.

Desse modo, seu RH pode se aprofundar e criar estratégias ainda mais efetivas para o desenvolvimento dos colaboradores.

Conheça a solução Flash para gestão de pessoas e otimize o dia a dia do seu RH.

Conheça a Flash Gestão de Pessoas

2. Estabeleça um canal aberto para comunicação

Comunicação é a chave para o sucesso de qualquer estratégia e relação. Garanta que os colaboradores entendam todas as opções disponíveis e como podem se beneficiar delas.

3. Feedback contínuo 

Não existe melhoria e evolução sem acompanhamento e feedback. Estabeleça canais para essas devolutivas e incentivem seus colaboradores a sempre trazerem suas percepções. Isso permitirá ajustes e inovações no programa de benefícios.

4. Flexibilize a estratégia 

Um pacote de benefícios flexíveis só pode ser denominado assim se oferecer flexibilidade para os seus colaboradores. Portanto, pense em um pacote que ofereça uma variedade de benefícios que os colaboradores possam escolher e modificar ao longo do tempo.

E para te ajudar na estruturação de toda essa mudança, temos o material que vai descomplicar seu planejamento. 

Aprofunde-se nas estratégias de benefícios flexíveis e baixando nosso e–Book e comece a moldar um programa que seus colaboradores vão amar. Basta clicar na imagem abaixo.

Material Rico -  Passo a passo completo para criar uma estratégia de benefícios flexíveis

5. A Tecnologia como sua aliada 

A indústria 4.0 é uma realidade inegável e cada dia mais a tecnologia estará presente em cada detalhe do nosso dia. O RH 4.0, ou RH Estratégico, está se tornando, portanto, mais comum nas empresas. 

O principal diferencial desse novo modelo de gestão de pessoas é a integração da tecnologia nas rotinas e processos diários do departamento.  

Na administração de benefícios, a utilização de plataformas que facilitam a gestão e a escolha por parte dos colaboradores não é uma opção; mas sim uma necessidade, tanto para a empresa, quanto para seus trabalhadores. 

Abaixo, iremos demonstrar como a Flash pode inovar o pacote de benefícios da sua empresa.

Como inovar no pacote de benefícios e mantê-lo atrativo?

A inovação em pacotes de benefícios é um diferencial para manter sua empresa competitiva e atrativa para talentos atuais e futuros. 

A Flash surge como uma aliada estratégica nessa frente, oferecendo uma plataforma que revoluciona a gestão de benefícios e amplia a satisfação e a liberdade dos colaboradores.

A solução da Flash para empresas

Para o RH, a Flash proporciona uma gestão de benefícios simplificada e inteligente, integrando diversas opções em uma única plataforma. Com o cartão de benefícios flexíveis para empresa, os gestores podem otimizar processos, reduzir a carga operacional e direcionar seu foco para estratégias de engajamento e desenvolvimento de pessoal. 

Algumas das principais vantagens, são:

  • Segurança jurídica: com a Flash, os benefícios são caracterizados corretamente como benefícios, sem integrar remuneração;

  • Otimização do RH: todo cadastro, solicitação e direcionamento de benefícios por categorias é feito em uma única plataforma;

  • Gestão completa e integrada: acompanhe em tempo real os relatórios essenciais para a gestão eficiente de benefícios.

Vantagens para o colaborador

Já para os colaboradores, a Flash oferece uma usabilidade simples e inteligente na escolha dos benefícios flexíveis. Através do aplicativo, os funcionários podem gerenciar seus benefícios com autonomia. 

Com a Flash, eles têm:

  • Flexibilidade: escolha das opções que mais se alinham às suas necessidades e estilo de vida, o que promove uma maior satisfação e sensação de valorização por parte da empresa;

  • Tudo na palma da mão: com o aplicativo para celular, o colaborador tem acesso fácil e rápido aos seus saldos, extratos e etc;

  • Liberdade: o cartão de benefícios da Flash pode ser usado em qualquer lugar do mundo, além de permitir compras online. 

Adotar a solução da Flash significa escolher um caminho inovador e proativo na gestão de benefícios flexíveis para sua empresa. Isso, além de  elevar a percepção de valor, também aumenta a felicidade e o bem-estar dos seus colaboradores, o que reflete na retenção de talentos e no fortalecimento da cultura organizacional.

Quer descobrir como a Flash pode transformar a gestão de benefícios na sua empresa? Clique na imagem abaixo e comece a revolução de benefícios com a pioneira do mercado.

banner-produto-revolucione-gestao-beneficios

 

ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️