Conheça nossos produtos

Deixe seu trabalho mais simples com a Flash! Utilize nossos sistemas de gestão de benefícios, despesas e pessoas para facilitar o seu dia a dia.

Fale com um especialista

Carreiras quentes: veja os cargos de RH e DP com os maiores salários em 2025

Saiba quais são os cargos de RH e DP que serão mais demandados esse ano e quais são aqueles que receberão os maiores salários em 2025.

Flash

As empresas estão otimistas e o mercado de trabalho deve ficar aquecido em 2025, ainda que com uma certa cautela. É o que revela o Guia Salarial , relatório da empresa de recrutamento Michael Page que aponta tendências para o recrutamento neste ano. 

O levantamento mostra que 43,8% das empresas planejam manter o quadro de funcionários neste ano e a mesma proporção (43,8%) quer aumentá-lo. Mas, entre as que preveem contratar mais gente, a maior parte calcula um crescimento de 1% a 10% o que reflete um “otimismo moderado”, segundo a consultoria.

O texto destaca que o mercado de trabalho “ultrapassou as expectativas” no ano passado: a taxa de desocupação ficou em 6,8% no segundo trimestre de 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), do IBGE, o que representa o menor patamar desde 2015. Isso significa que o país alcançou o melhor desempenho do mercado de trabalho em 10 anos, com mais de 100 milhões de pessoas empregadas, entre trabalhadores formais e informais. 

A consultoria considera fundamental que as empresas demonstrem capacidade de adaptação às mudanças e valorização do capital humano para que o mercado de trabalho continue avançando e novos postos de trabalho sejam criados. 

Entretanto, analistas e consultores ouvidos pelo blog da Flash dizem que as contratações e as estratégias das empresas neste ano poderão sofrer impactos de questões econômicas e políticas. Isso porque a alta do dólar e da inflação e a tensão no cenário econômico desde o fim do ano passado podem prejudicar planos de expansão das companhias. 

“Já temos uma busca maior por eficiência e redução de custo do que por crescimento, e deve continuar assim”, diz o headhunter Gustavo Leme, fundador da consultoria Luce Executive Search & People Advisory Services. “Com a expectativa de crescimento moderado da economia, as empresas devem focar em planejamento estratégico, inovação e uma visão orientada para eficiência e sustentabilidade”, afirma. 

Qual é o papel do RH nos dias atuais? 

Além de gerenciar salários e benefícios, é de responsabilidade do RH atrair e manter talentos das diversas áreas, trabalhar a cultura organizacional, fazer com que os funcionários estejam engajados, motivados e atualizados.

Mas não só isso. Mudanças no mundo do trabalho fazem com que a área de recursos humanos assuma um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas. Questões de saúde mental, flexibilidade da jornada de trabalho e iniciativas ligadas à sustentabilidade permanecem na pauta, seja por causa das mudanças na legislação, seja pela pressão da sociedade civil.

Aliado a esse contexto, Gustavo lembra que o mercado vem passando por transformações intensas desde a pandemia de Covid-19 e que isso impacta no perfil procurado para ocupar a cadeira de gestor de RH.

“Houve uma troca grande de profissionais, porque foi necessário mudar a mentalidade para se adaptar ao home office, às tecnologias, às mudanças que foram impostas. Estamos entrando na terceira onda de contratações pós-pandemia. Agora, devem ser valorizados profissionais que mesclam características de mais de uma geração, que entendam modelos mais antigos, mas que também valorizem processos modernos”, afirma.

banner-tendências_20252

Quais são as prioridades do RH em 2025?

A necessidade de o RH se mostrar como uma área que gera impacto para os negócios e trabalha orientado para métricas e resultados, algo que já vinha sendo cobrado nos últimos anos, deve se intensificar em 2025. 

Pelo menos é isso que acredita Eliana Lobo Mota, gerente de Conhecimento e Aprendizagem da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), 

“A relevância da atuação do profissional de RH nos dias atuais é o impacto que suas entregas geram para as pessoas e para os negócios diante das prioridades estratégicas da empresa”, diz a especialista.

Eliana cita o estudo Leadership Vision for 2025 - Top 3 strategic priorities for Chief HR Offices (Visão da Liderança para 2025 - As 3 prioridades estratégicas dos Diretores de RH, na tradução livre), da consultoria norte-americana Gartner. De acordo com a pesquisa, as três prioridades dos CHROs para o próximo ano são: 

  1. Elevar o impacto de RH na estratégia de crescimento da organização;
  2. Construir uma base sólida de líderes que saibam gerir mudanças (change management);
  3. Criar uma força de trabalho preparada para o futuro. 

“As lideranças das empresas esperam que profissionais de RH sejam capazes de entregar essas prioridades para as unidades de negócios, independentemente do cargo ou posição que ocupam nas empresas. Isso está muito mais relacionado às habilidades e competências dos profissionais”, afirma Eliana. 

Quais as áreas mais promissoras do RH em 2025? 

O cenário mostra que os profissionais de RH, atualmente, devem ter um perfil mais abrangente. O que inclui tradicionalmente gestão de pessoas, mas também conhecimento em gestão financeira e de  processos. Por isso, profissionais mais generalistas tendem a ganhar espaço no mercado de trabalho. 

Também serão valorizados os profissionais que estão próximos das outras áreas da empresa, como os business partners. “O RH tem de saber qual é a demanda do cliente interno, daquele setor específico, para desenvolver a solução apropriada”, diz Gustavo, da Luce Executive. 

A comunicação clara e eficaz com os diferentes setores facilita o desenvolvimento de treinamentos, de programas de liderança e planos de sucessão, além de soluções mais assertivas criadas pela área de RH. 

Quanto ganha um profissional de RH?

Funcionários de níveis júnior até a coordenação ganham, segundo o Guia Salarial da Michael Page, entre 3.500 reais e  20 mil reais, dependendo do cargo, da senioridade e do porte da empresa. Já os salários dos gerentes vão de 17 mil reais a 60 mi reais.

Quais são os setores que mais contratam RH?

Os setores que lideram as contratações de RH são serviços, tecnologia, bens de consumo e empresas familiares em processo de profissionalização, de acordo com a mesma Michael Page. 

Quais são as habilidades mais demandadas atualmente no mercado de trabalho? 

Segundo a Michael Page, as habilidades que fazem diferença na contratação de um profissional de gestão de pessoas são: visão de negócio, persuasão e negociação, análise de dados e indicadores, habilidade de relacionamento interpessoal, gestão de processos e pensamento crítico.

Eliana, da ABRH-SP, lembra que o Fórum Econômico Mundial publicou recentemente o Future of Jobs Report 2025, relatório sobre o futuro dos empregos, em que faz uma lista das habilidades necessárias no mercado de trabalho – independentemente da área de atuação. Sendo as principais: 

  • Pensamento analítico ocupa o primeiro lugar no ranking (com 69% das citações)
  • Resiliência, flexibilidade e agilidade aparece segundo lugar (67%)
  •  Liderança e influência social em terceiro lugar (61%)

“Minha percepção é que as habilidades centrais estão relacionados à forma como articulamos as nossas narrativas e leitura dos dados; como nos posicionamos diante de cenários constantes de mudanças e situações que demandam por nos adaptação; e sobre o nosso poder de influência positiva e de liderança diante dos ambientes nos quais convivemos”, argumenta Eliana. 

O mesmo relatório do Fórum Econômico prevê que deve haver uma mudança no topo desta lista até 2030: as habilidades com Inteligência Artificial e Big Data devem aparecer em primeiro lugar.

Banner 5 - Dashboard indicadores RH (1)

Quais os cargos de rh com maiores salários em 2025?

Veja as posições de RH que estão em alta em 2025, segundo o headhunter Gustavo Leme e o Guia Salarial Michael Page:

  • Business partner de RH (de analista a coordenador):

Responsabilidades: atuar como consultor interno, alinhando as estratégias de RH com os objetivos de negócios, apoiando líderes e colaboradores com estratégia de gente e de produtividade.

Salário médio: entre 6 mil e 16 mil reais. 

Competências técnicas: conhecimento em gestão de mudanças, desenvolvimento organizacional e métricas de RH.

Competências comportamentais: comunicação interpessoal, negociação, adaptabilidade e pensamento estratégico.

  • Líder de recrutamento e seleção:

Responsabilidades: gestão de recrutamento e seleção, desenvolvimento de estratégias de atração de talentos, gestão de equipe de recrutadores, relacionamento com líderes de departamentos, employer branding, gestão de processos de integração, análise de mercado e tendências de recrutamento

Salário médio: entre 18 mil reais e 35 mil reais.

Competências técnicas: conhecimento de sistemas de ATS (Applicant Tracking Systems), plataformas de recrutamento, pacote Office avançado, ferramentas de Analytics para avaliar desempenho das estratégias de recrutamento e realizar melhorias.

Competências comportamentais: comunicação interpessoal, empatia, tomada de decisão, negociação, gestão de relacionamento.

  • Gerente de desenvolvimento humano e organizacional (DHO)

Responsabilidades: desenvolver e implementar programas de treinamento e desenvolvimento (autodesenvolvimento), promover a cultura organizacional e gerenciar planos não lineares de carreira.

Salário médio: entre 19 mil reais  e 40 mil reais.

Competências técnicas: expertise em desenvolvimento de talentos, gestão de desempenho e planejamento estratégico.

Competências comportamentais: criatividade, pensamento crítico, habilidades de coaching e empatia.

  • Gerente de operações de RH & folha de pagamento

Responsabilidades: gestão de processos de folha de pagamento, compliance e governança, gestão de equipe, implementação de sistemas e processos, relacionamento com fornecedores e parceiro, gestão de benefícios, elaboração de relatórios e análise de dados.

Salário médio: entre 18 mil reais e 40 mil reais.

Competências técnicas: conhecimento de sistemas de folha de pagamento (SAP, ADP, Totvs, Oracle PeopleSoft…), pacote Office avançado, sistemas de gestão de recursos humanos e conhecimento de ferramentas de compliance fiscal. 

Competências comportamentais:  liderança, comunicação, gestão de conflitos, capacidade analítica e gestão de tempo.

  • Gerente de RH generalista

Responsabilidades: gerenciar todos os subsistemas de RH, o que inclui recrutamento e seleção, cultura & engajamento & pesquisas, treinamento & desenvolvimento organizacional, gestão de desempenho e people analytics.

Salário médio: entre 20 mil reais e 45 mil reais. 

Competências técnicas: conhecimento abrangente das práticas de RH, de tecnologia de automação e ferramentas de gestão de pessoas.

Competências comportamentais: liderança, comunicação eficaz, escuta ativa, inteligência emocional e capacidade de resolução de problemas.

  • Diretor de RH

Responsabilidades: direcionar a transição do RH de um papel operacional para uma função mais estratégica, essencial para o sucesso das organizações em um cenário competitivo e digital. Sensibilidade e habilidade para revisitar cultura, processos e ritos de gestão, frente a demandas de curto e médio prazo dos negócios, humanizando o ambiente e ampliando a decisão de produtividade dos líderes e equipes, baseada em dados. 

Salário médio: entre 30 mil reais e 60 mil reais. 

Competências técnicas: gestão de talentos e desenvolvimento de equipes, análise de dados, competência tecnológica, planejamento estratégico de curto prazo, gestão de mudanças e conhecimento em psicologia organizacional

Competências comportamentais: Visão sistêmica, comunicação eficaz, inteligência emocional, resolução de conflitos, adaptabilidade e flexibilidade

LEIA MAIS 




ENTRE EM CONTATO

Preencha o formulário e venha ser Flash

Agende uma demonstração e conheça o lado rosa da gestão de benefícios, pessoas e despesas.

Business

20 mil

empresas

Smile

1 milhão

usuários

Premium

5 bilhões

transicionados

Centralize sua gestão de benefícios, pessoas e despesas corporativas em um só lugar

icon-form

Descubra nossas soluções

Não enviaremos Spam ✌️